Pois bem, a coisa não é tão simples como o slogan do título, mas, com o tempo você consegue (eu continuo tentando!). Ser um interiorano vencedor em uma capital como São Paulo não é simples. É preciso estar atento o tempo todo, se não a cidade te "engole". Ok, não sejamos dramáticos e sim práticos. Vamos às regras?
1) Quando alguém aqui te falar que o lugar é perto, isso significa que em até uma hora você vai chegar no tal destino. Perto é algo muito complexo em cidade grande. Separe em média 2 horas para cada tarefa que incluir deslocamento.
2) Se o deslocamento for feito em transporte público: PRE-PARA. Você precisa estar disposto a entrar um luxo e sair um lixo do dito trem! É bem assim: não adianta perfume, desodorante, nada! Às 8h da manhã o trem já estará lotado, com pessoas suando, se empurrando e se apertando (você perde a dignidade a cada deslocamento by train!).
3) Ainda sobe o trem: vai existir uma placa que diz: "espere as pessoas descerem do trem para você embarcar com segurança". Esquece isso! Aqui impera a lei do desespero. Na hora em que o trem abre as portas, quem está fora se atira pra dentro e quem está dentro luta pra sair. É lindo ver a educação do povo. E se você "lerdiar" e ficar querendo ser "legal", vai perder o trem.
4) Em locais que tenha muita gente andando e você precisar pegar escada (seja ela rolante ou não), mantenha-se à direita. Isso evita você ser xingado. Aqui o lado esquerdo é de preferência das pessoas que querem passar correndo. E eles levam esta regra muito a sério.
5) Bolsas devem ser levadas grudadas ao seu corpo e mochilas não podem ser colocadas nas costas. Isso é meio que óbvio, não? Pois bem, já escutei várias pessoas contando que foram furtadas e só se deram conta quando precisam do celular, da carteira, etc. Abre o olho.
6) Leve SEMPRE um guarda-chuva na bolsa. É sério. Você vai sair de casa pela manhã com um sol lindo e do nada (mas do nada mesmo!) vai começar a chover. E aqui não chove pouco: há bairros que ficam alagados. Aliás, fique atento nisso também. Se chover, se abrigue.
7) Aqui quanto mais trabalho, melhor. As pessoas são alucinadas por trabalho. Trabalho no céu, trabalho na terra, trabalho! É normal. Jamais diga que você está cansado e quer dormir. Não cometa essa gafe, please!
8) Antes de sair de casa, do hotel ou do ap do amigo, decore o caminho de volta e saiba explicá-lo ao taxista. É incrível, eles sempre perguntam: "como chega nessa rua? Qual caminho você quer?". Não foi uma vez, foram todas as vezes. E quando eu não soube explicar o caminho, adivinha? O taxista se perdeu.
Bom, essas são algumas lições básicas que eu tive aqui em São Paulo. Mas eu juro, existe amor em SP sim, e tem muita coisa bacana nesta cidade (Starbucks, José Paulino e Cold Stone estão no meu top 5). Eu apenas escrevi algumas regras para quem, assim como eu, vem de uma cidade do interior e não sabe o que vai encontrar. Então, leia com atenção os itens acima e seja você um interiorano vencedor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário