quarta-feira, 2 de março de 2011

O tipo de coisa que não faz sentido

Pare um minuto e pense: o que você faria com 16 mil reais no mês? Aposto que muitos de vocês fariam muito, fariam o que tem vontade e ainda sobraria dinheiro para poupança, porque a gente esta acostumado a ter que economizar, somos cidadãos conscientes e sabemos que a grana só vai, é importante ter guardado para emergências. Ah, não sei se deixei bem claro, mas se imagine com 16 mil reais todo o mês. Sem despesas com funcionários, casa, comida, é 16 mil para ti! É bastante, não?
Para os Deputados brasileiros, não. E por não ser o suficiente eles aprovaram nas últimas semanas um aumento. Um aumentinho de 61%. De 16 mil, o mínimo de um Deputado é agora 26 mil reais. Viu só quem mandou você detestar política e não querer se candidatar? Vai pensando, as próximas eleições são daqui 4 anos e com certeza as coisas só tem a aumentar, o salário, eu digo.
Mas, não vamos reclamar afinal eles foram generosos neste início de ano e de governo e também aumentaram o salário mínimo: agora o trabalhar vai poder contar com 545 reais todo mês? Não é uma maravilha? Para os cofres públicos, com toda certeza, sim. Vamos pensar o seguinte, uma pessoa precisa no mínimo de uma casa para morar, comida, e roupas, certo? Então calcula aí um aluguel, soma com refeições diárias e mais roupas, tudo do mais simples, acho eu que os 545 não vão dar conta do recado. Estou certa? Isto, claro, é a minha opinião, uma leiga em economia e que sempre foi péssima aluna de matemática, mas penso que certas coisas são lógicas, não preciso ser nenhuma entendida no assunto para perceber que viver com 545 reais é algo quase impossível.
É o tipo de coisa que não me faz sentido, entende?
Mas, os políticos devem saber o que fazem. Outra coisa que me vem a cabeça é o fato das privatizações de empresas grandes, vou pegar a Vale do Rio Doce como exemplo, o governo alegou que ela não estava dando lucros, e como todos sabem, ela foi privatizada. No final de 2010, a Vale apresentou seu lucro liquido: 32 bilhões. Sabe o que isto significa? Os gastos em saúde pública no ano passado ficaram em torno de 42 milhões, se utilizássemos do lucro da Vale, não poderíamos ter então um atendimento de Unimed no SUS? Imagina só, atendimento da melhor qualidade à todos, de forma igualitária, não seria o correto?
Pois bem, nestas horas eu penso: quem sou eu para querer questionar, existem tantos Phd, doutores, mestres envolvidos na situação, que a minha opinião é uma mera visão de alguém que pouco sabe, mas que muito quer. Não é assim que eles dizem?
Em contrapartida, olha quanta ironia, o mal do século tornou-se a depressão. Depois de todas as informações acima, e de tanta desigualdade em um país que tem tudo para ser potência econômica mundial (afinal temos riquezas naturais e mão de obra aqui mesmo, sem precisar importar nadinha!) fica fácil entender porque tantos cidadãos entram em colapso psicológico e precisam achar no divã e nos controlados algum motivo a mais para ser feliz. Eu aposto, que a depressão não afeta os plenários brasileiros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário