terça-feira, 11 de maio de 2010

Sonhar incomoda

Se tu és o tipo de pessoa que não curte se estressar com os outros, que prefere a calmaria e ter a simpatia de todos, te dou a dica: não espere muito da vida. Isso mesmo, se teu negocio é ser legal, agradar à todos, queira sempre o tanto faz. Não almeje grandes conquistas e muito menos sonhe alto. Essa historinha de sonhar com os pés no chão, não existe. E pior ainda é aquela antiga frase do “estaremos torcendo e aqui para te ajudar”, tudo conversinha pra boi dormir. Na hora do aperto, são poucos os que vão, de fato, estar ali para te estender a mão.

Não insinue sua vitória a ninguém, não fale dos teus sonhos, eles podem não entender, e pior, compreender que você, ah, coitado de você que “vive no mundo da lua”. Sim, muitos vão sentir até pena, e me diz se existe sentimento mais mesquinha?! Querem que você cresça, que se torne independente que seja alguém de sucesso, mas o sucesso é relativo ao que se espera da vida. Quem foi que disse que dinheiro é sinônimo de sucesso? Quem falou que é o que eu quero?

Mas, hum, cuidado. Não diga exatamente o que queres, eles dificilmente vão te entender. As mentes mais brilhantes das quais já ouvi falar eram vistas como anormais. Os poetas mais fascinantes, os artistas mais marcantes, os músicos mais inesquecíveis, todos dados como loucos. Loucos por sonhar com coração, por abandonar qualquer razão em busca daquilo que os faziam sentir vivos.

Falar de Shakespeare hoje é lindo, é sinônimo de que a pessoa é culta, tem conhecimentos literários, mas na época, o gênio da dramaturgia enfrentava olhares preconceituosos que insinuavam para uma má conduta do cara. O Picasso, coitado, sua obra só teve valor monetário mesmo, apos sua morte. Imagina se ele soubesse que hoje sua “Guernica” vale milhões de dólares! Aliás, seria isso que o faria mais entusiasmado e apaixonado pela arte? Ou seria apenas o fato de reconhecerem o valor da arte em si que o tornaria orgulhoso de si próprio.

Mas, a história comprova o que hoje eu vejo. Ninguém precisaria me dizer, me explicar ou tentar mostrar, eu sinto. Sonhar incomoda, mais os outros do que a mim. Só o fato de eu deixar transparecer que eu acredito nos meus desejos, e os acho possíveis, incomoda mais ainda. Sonhar dói, porque não ser compreendido não é a coisa mais legal. Se queres viver tranquilamente, não sonhe muito. Não sonhe nada.

Ainda bem, que tranqüilidade nunca foi algo que me agradou, nem um pouco. Prefiro viver com a tal dor de não ser compreendida, do que querer nada dessa vida. O mais legal de sonhar é caminhar em direção ao sonho, mais legal que sonhar é viver um sonho. Não quer se incomodar com ninguém, fique parado assistindo de camarote enquanto os tais incomodados sentam ao teu lado.

Eu não, incomode que for, continuo sonhando e acreditando naquele sonho de infância, é assim, admito que sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário