quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Bom senso para todos

Domingo, para mim, é dia de assistir Fantástico. Sei lá, é inevitável, eu sento no sofá e para ter certeza de que é mesmo domingo eu preciso ouvir a voz do Tadeu Schmidt e da Poliana Abritta. Pois bem, como de costume então, estava ali assistindo ao programa quando de repente começou uma reportagem sobre as cantadas que os homens (inutilmente) fazem às mulheres, alegando que a “culpa” é do “jeito que elas se vestem”. E aí a polêmica começou. Até o caso da Geisy Arruda, aquela estudante que virou famosa após usar vestidos curtos na faculdade, foi relembrado.

Ninguém me perguntou, mas sinceramente, acredito que tudo passa pelo bom senso. E antes que “feministas de plantão” comecem a me chamar de moralista sem fundamento, eu explico. A referida reportagem do Fantástico mostrou homens e mulheres dizendo que “cada um veste o que quer” em defesa da menina que foi cantada no meio da rua por um homem. Em questão de estilo, tudo bem. Mas é aí que começa a entrar o bom senso. Não? Eu não vou ir para uma entrevista de emprego com “decotão e mini saia”. Acredito que os homens não vão ir trabalhar de bermuda e chinelo, salvo aqueles que o local de trabalho seja compatível a este “style”. Vocês não vão ver o Tadeu e a Poliana apresentando o programa de sunga e biquini. E isso não porque “a sociedade dita as regras”, mas sim porque a  minha liberdade vai até onde começa a do outro, e isso estamos cansados de ouvir. Não é uma questão de liberdade, ao meu ver, é uma questão de percepção. 

Eu não faço o tipo de pessoa que acha que você pode fazer o que qusier a hora que quiser. E o motivo de eu não concordar com isso é simples: se cada um fizesse o que bem entendesse, pensa como seria o mundo? Até tem gente que quer o bem do próximo e do planeta, mas de boa, tem muitos com maldade no coração e que se preciso for mata, suja, rouba...mas se você acha que o cidadão tem direito de fazer o que quiser, na hora que bem entender.....Se nós, brasileiros, tivéssemos o bom senso como norteador de todas as nossas ações, bem sério, o páis não estaria a bagunça que está. E é isso que eu quero dizer quando, incansavelmente, reescrevo aqui: bom senso minha gente!

Não estou dizendo que as mulheres não podem vestir o que estão com vontade, porque sim, elas podem, mas de novo, o bom senso e o limite não fazem mal a ninguém. Jamais vou admitir cantadas justificadas pela maneira de se vestir das mulheres, isso nunca, isso é ridículo. O mesmo vale pra eles: bom senso amigos! Você iria gostar de saber que sua mãe ou irmã está ouvindo um “gostosa” por onde passam? E olha que peguei leve com a palavra, afinal sabemos que a coisa é muito mais baixa e sem respeito algum por aí.

Enfim, desculpa se a minha opinião não é a mesma que a sua, mas é que eu fico de boca aberta quando vejo um programa com o peso do Fantástico abordar este tema tentando buscar uma “explicação” para uma  coisa que me parece tão óbvia. Em primeiro lugar, os homens deveriam respeitar as mulheres e ter educação para com elas – isso é básico. Segundo, as mulheres (e os homens também) sabem que existe um “modelito” adequado para cada ocasião, e não é que se não se vestirem de acordo vão ser cantadas, e sim pela “política da boa vizinhança”. Por isso, eu acho, tão absurdo em pleno 2015 ter que assistir uma reportagem que a todo isntante tentou “explicar” as cantadas dos homens e aclamar uma liberdade para as mulheres que, ao meu ver, tem dois pesos e duas medidas.


Bom senso para todos, é meu desejo de domingo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário