quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Politicagem

Eu acabei de chegar em casa depois de uma aula de Radiojornalismo. Durante a reunião de pauta eu fui escalada para ir até a reunião que acontecia na Câmara Municipal de Vereadores e de lá, fazer um boletim ao-vivo; em linguagem não jornalística explicar “ao ouvinte” o que estava acontecendo, quem estava no local, como estavam os ânimos, enfim, contar a cena.
Em um primeiro momento fiquei pensando que coisa chata seria participar de uma reunião que tinha por objetivo discutir a proposta que aumenta o número de vereadores de 11 para 17 no poder legislativo. Chato no sentido de tenso, afinal tratava-se de um assunto polêmico e que envolve políticos e cidadãos comuns, poderia gerar discussões e atritos e este não era meu plano para uma quinta-feira a noite.
No segundo momento me questionei se o fato de minha mãe ser funcionária da Câmara Municipal não poderia causar problemas futuros: afinal desde criança eu escuto ela dizer que nós aqui em casa não podemos ser partidários, não podemos questionar ação política alguma, porque tudo poderia ir contra o cargo dela.
Ok, acho que todos são maduros o suficientes para entender que depois de uma certa idade nós obtemos uma independência do pensamento critico: passamos a ver o mundo e questioná-lo, assimilá-lo pelas nossas convicções, não mais pelo o que nossos pais nos trazem. Sendo assim, ao participar de todas aquelas discussões durante a reunião eu tive uma aula de política, como nunca havia tido antes.
Sem questionar partidos ou levantar preferências para a situação quanto ao número de vereadores na Câmara eu quero aqui repassar algumas coisas que lá foram ditas, e eu não o faria se não julgasse de extrema importância. Ao defender sua idéia, Hildo Ney Caspary (organizador do "evento) bateu na tecla REPRESENTATIVIDADE DO POVO por diversas vezes, e isso me tocou. Quem de fato acompanha o que lá se passa? Quem sabe sobre os últimos projetos votados, vetados, autorizados pelo poder legislativo? Quem sabe o nome dos 11 vereadores que lá estão, quais os seus partidos, quem representam? Quem acompanha o orçamento do poder público no nosso município?
Eu pergunto porque lá, naquele momento, muitas destas situações foram expostas e foram faladas para 60 pessoas, dos 120 mil habitantes santa-cruzenses estariam apenas 60 interessados no futuro da nossa cidade? Dos 60 eu contei no máximo 10 jovens. E eu, como jovem, posso afirmar que a política não é assunto recorrente nas rodinhas da galera, mas, quando algo grande acontece no cenário político, muitas vezes trazidos por uma mídia sensacionalista, lá estão eles, os jovens para twittar, colocar links no face, gritar, gritar, e gritar. Mas destes quem acompanham o que tem sido feito?
Não me admiro, inclusive, que muitos que estejam lendo meu blog neste momento estejam se perguntando: o que mesmo esta acontecendo? De 11 para 17? Hum? Galera está na hora de se ligar no que é de interesse público, se tem algo ruim faltando não esperem que alguém faça a critica e busque a solução por vocês, vai tu lá, entra na Câmara, marca hora coma algum vereador, entende a situação antes de falar mal. Da mesma forma, se algo positivo acontece nem preciso dizer: elogie!
Uma sociedade, o mundo em si não se transforma pela mão de 11 ou 17, se molda pelo esforço coletivo, é o todo que gera a força. Se envolvam na política sim, eu aqui deixo qualquer censura vinda de casa e digo que é preciso apontar os erros e contribuir para os acertos e é na política SIM que está a solução de muitos problemas sociais.Aliás a política esta presente no nosso dia-a-dia: basta ter duas idéias contrárias sobre um mesmo assunto e pronto: a politicagem estará feita.
Mostrem suas caras, não precisa ser pintada, mas apareça, cresça, se informe, e faça a diferença. 11 está bom, mas quem sabe os 17 poderia ficar melhor, sem aumento nos custos, porque não? Se tu queres que continue os 11, vai lá, fala, te explica!
Ah, a decisão final quanto ao número de cadeiras no legislativo do município ocorre segunda-feira que vem (22/08) e a reunião é aberta à comunidade.
Deixa eu me organizar aqui, porque amanhã embarco para mais uma turnê com a Geminis Bee Gees e só amanhã a banda vai passar por três rádios, sob a minha assessoria, é claro.
See ya ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário